Michael Jackson

August 29, 1958 – June 25, 2009

clique para ouvir

Nesta semana, a Estação Pilh@ lembra a trajetória musical de quase 40 anos de um dos maiores ícones do século XX: o cantor Michael Jackson. O repórter Felipe Corrêa conversou com o DJ e crítico de música Marcelo Janot e com a antropóloga Santuza Naves.

A edição é  de Amanda Barros Matos, Ananda Fabres e Raissa Laban.

 

 

1969

Michael começou no Jackson 5 com apenas seis anos. Em 1969, o primeiro single do grupo, I Want You Back, chegou ao primeiro lugar nas vendas. Michael era o caçula e, aos onze anos, já comandava os irmãos. Canções como ABC, I’ll Be There e Blame it on the Boogie fizeram o Jackson 5 ganhar seis Grammies durante a carreira.

 

1974

 

 

 

A maneira como Michael dançava também chamava a atenção. Em Dancing Machine, de 1974, ele fez a dança do robô pela primeira vez na televisão. Com o tempo, era cada vez mais notável que o talento individual de Michael era suficiente para se lançar em uma carreira independente dos irmãos.

 

1979

 

Off the Wall foi o primeiro dos três discos com Quincy Jones. O produtor trouxe novos ritmos ao som de Michael, que deixou de ser um cantor de soul para ser um astro do pop. Off the Wall tinha músicas disco como Dont Stop Till You Get Enough e Working Day and Night, além da balada Rock With You. Paul McCartney e Stevie Wonder escreveram canções para o disco.

 

1982

 

Thriller foi o ápice da carreira de Michael. Foi neste disco que o cantor reinventou o videoclipe com o curta-metragem da música Thriller, de 14 minutos. O disco é, até hoje, o mais vendido da história, com mais de 100 milhões de cópias ao redor do mundo. O álbum ainda tem Beat It, com a participação de Van Halen, The Girl is Mine, com Paul McCartney, P.Y.T., com as irmãs La Toya e Janet Jackson, a balada Human Nature, além do clássico Billie Jean, em que Michael apresentou o passo Moonwalk, o andar na lua.

 

1987

 

Cinco anos depois, Michael lançou Bad, em meio ao processo de embranquecimento e cirurgias plásticas. Bad é o único álbum que colocou cinco singles na primeira posição da Billboard, como Bad, Smooth Criminal e The Way You Make Me Feel. Michael escreveu nove das onze músicas, além de assinar a co-produção de algumas delas, ao lado de Quincy Jones. Apesar da revista Rolling Stone ter publicado que Bad superava Thriller, o disco vendeu bem menos que o antecessor e não ganhou nenhum prêmio. Já a turnê mundial Bad foi um recorde de público, levando mais de 3,5 milhões de pessoas aos megashows de Michael.

 

1991

 

O disco Dangerous, já sem a participação de Quincy Jones, é marcado por músicas que contam o momento que vivia o cantor. Em In The Closet, feita em parceria com Madonna, ele tenta se defender das especulações da mídia sobre a sua sexualidade. O clipe teve uma coreografia complexa e a participação da modelo Naomi Campbell. Mas o vídeo que marcou foi o Black or White, que teve a participação do jovem ator Macaulay Culkin e direção de John Landis, o mesmo de Thriller.

 

1995

 

 

 

 

 

HIStory, de 1985, foi uma compilação de sucessos e músicas novas. O disco ganhou o Grammy de Melhor Videoclipe pela canção Scream, que custou U$ 7 milhões – recorde de orçamento para um clipe, segundo o Guiness Book. Scream, uma nova resposta para as acusações e escândalos, usou o que havia de mais novo em efeitos especiais.

 

2001

 

 

 

 

Invincible, de 2001, foi o primeiro disco de inéditas que Michael lançou desde Dangerous. Com poucos sucessos e muitas cópias, o disco encalhou nas lojas. 

 

2008

 

 

 

A edição comemorativa de 25 anos de Thriller trouxe Michael de volta ao topo. Artistas da nova geração fizeram suas versões das músicas do álbum original ao lado do cantor . O rapper e produtor Kanye West remixou Billie Jean e o rapper Will.I.Am, do grupo Black Eyed Peas, modificou completamente a versão original de The Girl is Mine, um dueto com Paul McCartney.

 

 

home do Pilh@

 

I Want You Back (The Corporation/Jackson 5)

My Girl (Smokey Robinson/Jackson 5)

Dancing Machine (Jackson 5/Jackson 5)

Dont Stop Till You Get Enough (Michael Jackson/Michael Jackson)

Thriller (Rod Temperton/Michael Jackson)

Billie Jean (Michael Jackson/Michael Jackson)

Beat It (Michael Jackson/Michael Jackson)

Bad (Michael Jackson/Michael Jackson)

Wanna Be Startin' Somethin' 2008 (Michael Jackson/Akon)

The Girl is Mine 2008 (Michael Jackson/Will.I.Am)

ABC (The Corporation/Jackson 5)