Espaço Cultural da Grota

A repórter Katharina Farina foi a Niterói conhecer o Espaço Cultural da Grota. Mais do que uma escola de música, um espaço de formação humana.

Depoimentos de alguns ex-alunos que dão aulas no Espaço:

Alexandra Seabra: Me formei em teoria aqui, ganhei uma bolsa no conservatório daqui, de Niterói, depois ganhei uma bolsa pra estudar na universidade, no conservatório brasileiro de música – e hoje sou uma das coordenadoras daqui, do espaço.

Jefferson Almeida: Fiz as aulas teóricas aqui, daqui passei para o Conservatório, e fiz algumas aulas de psicologia aqui, pra lidar com criança, como lidar...

Rafael Amaro: É o que eu sei fazer, né? É o que eu aprendi a fazer, é o que eu gosto de fazer. Eu não me vejo, assim, sentado atrás de um escritório, fazendo um trabalho burocrático, assim, eu não me vejo não. Eu acho que o bacana é você ver o seu aluno sair do zero.

Simone Carvalho: Me formei em teoria aqui, ganhei uma bolsa no conservatório daqui, de Niterói, depois ganhei uma bolsa pra estudar na universidade, no conservatório brasileiro de música – e hoje sou uma das coordenadoras daqui, do espaço. Aí, enfim, fiz esse curso de licenciatura, terminei em 2011 e hoje... Estou aqui até hoje!

Wagner Gabelha: Sempre fui muito teimoso, né? Eu queria o violoncelo. Aí peguei o violoncelo, estudei durante um ano, que é muito pouco tempo, mas eu estudei todos os dias – estudava oito, dez horas por dia – fora as matérias do vestibular, né? Passei, ninguém acreditou que eu fosse passar com tão pouco tempo, e aí passei. Na UFRJ, comecei a ter contato com outros instrumentos.

 

DOWNLOAD
CRÉDITOS:
Reportagem e foto: Katharina Farina
Edição de Áudio: Ana Luiza Albacete

A Orquestra de Cordas da Grota tocou trechos de "Pout-Pourri", de Alberto Sochazewski